Eis a questão: você lê ouvindo música?

Oi, gente!
Este post é dedicado a um hábito meu que minha mãe não entende. Segundo mamãe, eu não presto atenção em nada porque leio e ouço música ao mesmo tempo. Seria possível? 
Segundo o meu professor de psicologia social da faculdade (não lembro ao certo as palavras dele, mas lembro), não se pode fazer os dois ao mesmo tempo. Sempre é dada maior atenção a um dos lados, o que é bastante óbvio. Ou você se concentra na leitura, ou na escuta. 
Para mim ambos andam juntos, e ler sem música é um pouco sem graça e difícil, principalmente se eu estiver perto de pessoas que falam alto. Sem a música, acabo prestando atenção nas conversas alheias, e me irritando (por que leitores são tão desrespeitados, mesmo quando chegaram em tal lugar primeiro? Os falantes que se mudem!). A questão é: a música é minha fiel escudeira que afasta vozes indesejadas, me ajudando a focar na leitura :) Mas admito que a música também dá um gás a história e me faz viajar ainda mais.


E quais são as músicas que eu ouço enquanto leio?

A pergunta deveria ser ''qual a música''. Sempre escuto a mesma canção, ela é minha maravilhosa aliada que tem o meu maior apreço. Desde 2015, em todos os livros (com pouquíssimas exceções), a minha música escolhida é Here With Me da Susie Suh. Como sou apaixonada! Ela marcou bastante o livro O Morro dos Ventos Uivantes, e não entendo o motivo. Toda a vez que a escuto só, lembro de Catherine e Heathcliff.

As poucas exceções são as canções Do It Again da Pia Mia e Burn It Up All Night do Sweet Talker. Eu sinceramente não sei como eu conseguia ler a série Hush Hush de Becca Fitzpatrick junto de uma canção tão animada feito Do It Again, mas deu muito certo! Burn It Up All Night eu escutei junto do livro Um Tom Mais Escuro de Magia da V. E. Schwab e encaixou perfeitamente com o clima da história!

E você? Consegue ler e ouvir música ao mesmo tempo?

Comentários

  1. raramente!! Mas admito que sempre quis fazer mas meus colegas olhavam pra mim e riam da minha cara pq segundo eles n era possível! Coitados, agora irei rir na cara deles!

    ResponderExcluir

Postar um comentário