Da semana: Kaz Brekker


Kaz Brekker é um personagem da autora Leigh Bardugo. Sim, a mesma mulher que me fez sofrer com um camarada chamado Darkling, da triologia Grish. No momento, estou lendo Six Of Crows e seria loucura de minha parte não comentar sobre o ser Kaz Brekker — que acabou de se tornar um dos meus personagens literários favoritos.
Primeiramente, devo avisá-los sobre os spoilers, que serão muitos. Os mais pesados estão marcados de cinza.

Preparados? Então vamos lá!

Kaz Brekker é um personagem único e muito bem construído. Possui uma história interessante, triste e digna de pena; porém, ele dá a volta por cima e é de forma sombria. Ele é mal, ladrão e assassino. Um jovem ganancioso que é um ótimo estrategista, calculista.

’— Seu deus é a ganância, Kaz.
Ele quase riu.
—Não, Inej. A ganância se curva a mim. É minha serva e minha alavanca.’’

Brekker tem uma reputação tão sombria que é conhecido por Mãos Sujas. Usa luvas, fazendo com que pessoas especulem sobre como são suas mãos de verdade.
Ao mesmo tempo que é mal, é dono de ótimas frases ao longo do livro. Ele é mal, mas engraçado. Engraçadoramente macabro, quero dizer. Sua ironia é excelente, e ele sabe usá-la para garantir o humor em situações nada tranquilas. O mesmo que fazer piadas em um enterro, por exemplo. Além disso e de ter um talento enorme para fechar acordos, Kaz é ótimo em fazer planos. O cara sabe muito.

‘’—Eu sou um homem de negócios — ele disse a ela — Nem mais, nem menos.
—Você é um ladrão, Kaz.
—Não foi isso que eu acabei de falar?’’

Um ponto positivíssimo do livro é a sutileza de Bardugo ao falar sobre a beleza de Kaz. Ela não precisa ficar repetindo e o enchendo de adjetivos para deixar claro que ele é atraente. Nada de um deus grego, mas atraente. Então, pois é pessoal, o moleque é um criminoso bonito. Injusto, né?
Se não te convenci ainda sobre o quão interessante Kaz é, faço a maior questão de deixar listado sete motivos para gostar dele:
  • ·     Ele é muito irônico e sarcástico. Como eu já pontuei, tais características o tornam macabramente engraçado.
  • ·  Mesmo sendo quem é, tendo sua compaixão esfarelada com o que aconteceu, ainda há humanidade nele na forma do amor por uma outra pessoinha.
  • ·      Ele morde, não late.
  • ·     Ele é manco. Acho essa característica bastante importante porque não o deixa sendo uma pessoa fisicamente, digamos, perfeita. Ele tem suas dificuldades, e seu problema na perna o deixa mais humano.
  • ·      Muitas das frases engraçadas do livro são de Kaz.
  • ·    Ele é vulnerável ao se deparar com situações similares aos quais encarou no passado. Ou seja, Brekker não é de ferro.

E agora a última, mas não menos importante:
  • ·    Ele é parente do Darkling, só pode. (Darkling meu crush, ninguém sai).

Agora vamos comentar o tal o segundo motivo para amar Kaz. Sim, ele tem sentimentos, e é MUITO LEGAL ISSO! Ele não demonstra diretamente, e sim torna a situação em algo ordinário,sendo que não é. Sendo que por dentro ele está uma confusão, mas o moleque não admite! Apenas despreza e despreza. Ah, Kaz! Tadinha de Inej.

E aí? O que achou do garoto? Só posso dar provas, mas não os convencer sobre o quão legal Kaz é. Para isso, você deve ler a história dele. Que tal?


Comentários